Hoje
10h30

Exposição Niemeyer em Curvas

Atração Gratuita

fachada da exposição
Foto: Divulgação | "Niemeyer em Curvas"

O Iguatemi Campinas abre para público de 23 de agosto a 13 de outubro a exposição “Niemeyer em Curvas“, que apresenta, de forma interativa,  as características de traço (e curvas) que fizeram do brasileiro Oscar Niemeyer um dos mais premiados arquitetos do século XX e que deixou sua assinatura em obras icônicas em várias partes do mundo, além de desenhos, gravuras, mobiliários, esculturas e livros.

As obras icônicas de Niemeyer

O Conjunto Ibirapuera, Edifício Copan, Memorial da América Latina (São Paulo), o Conjunto Arquitetônico de Brasília, a capital Federal, o prédio das Nações Unidas (NY), a sede do Partido Comunista Francês (Paris),  o prédio da Editora Mandadori (Milão) são alguns de seus projetos, entre muitos outros criados em seus 104 anos de vida (Niemeyer nasceu em 1907 e faleceu em 2012, no Rio de Janeiro).

A exposição Niemeyer em Curvas

A exposição Niemeyer em Curvas irá ocupar uma área de aproximadamente 200 metros quadrados e será dividida em seis estações temáticas – Um Sopro, Praça das Curvas, Mente Criativa,  Sentindo as Formas, Viagem Imersiva e Partilha de Experiência –, circuito que o visitante percorre em aproximadamente 30 minutos. Toda a exposição conta com acessibilidade para quem tem mobilidade reduzida e deficientes visuais.

A exposição será realizada no primeiro piso do Iguatemi Campinas, ao lado da loja Fast Shop, e poderá ser visitada gratuitamente de segunda a sábado das 10h30 às 22h e aos domingos e feriados, das 12h às 20h.

Saiba mais sobre cada uma das estações:

Um Sopro – Com recursos de vídeo e áudio, apresenta croquis  que se “constroem” aos olhos dos visitantes e que indicam a essência da obra de Oscar Niemeyer, com narrativa na voz do próprio arquiteto. Nesta estação, conhecemos a forma de criar de Niemeyer pelos croquis do Conjunto Ibirapuera, do Palácio do Planalto, do Memorial da América Latina, Centro Cultural de Le Havre e Edifício COPAN.

Praça das Curvas – Nesta estação, a cenografia remete a um espelho d’água que reflete as obras de Niemeyer, por meio de réplicas ampliadas de croquis. As réplicas remetem a quatro diferentes fases da obra do arquiteto: Pampulha, Brasília, Internacional e Projetos Mais Recentes.  O visitante poderá conhecer mais de cada obra por um tablet com realidade aumentada.

Mente Criativa – Representa projetos desenhados, mas não executados (ou executados mais recentemente) e que estão guardados numa “gaveta virtual” – ao puxá-la, o visitante conhece parte deste acervo, que inclui Museu de Arte Moderna em Caracas, Ponte em Veneza, Mesquita em Argel, entre outros.

Sentindo as Formas – Estação que leva o visitante a “tatear” os traços, as formas e texturas de Niemeyer, transformados em esculturas e em alto-relevo.  Fazem parte desta etapa, as obras  do Congresso Nacional (Brasília), Praça da Apoteose do Sambódromo (RJ), a sede da Editora Mondadori (Milão, Itália), do MAC (Niterói, RJ), do Palácio da Alvorada (Brasília) e da Igreja São Francisco de Assis (Belo Horizonte).

Viagem Imersiva – Oscar Niemeyer é certamente um dos maiores arquitetos do século XX. Suas obras podem ser encontradas pelo Brasil e pelo mundo. Aqui podemos visualizar o conjunto arquitetônico da Pampulha, em Belo Horizonte (MG). São quatro prédios projetados pelo jovem Oscar a pedido do então prefeito de BH, Juscelino Kubitschek, e inaugurados em 1943: um cassino (que virou Museu de Arte), uma igreja, uma casa de baile e um clube. Desde 2016 são considerados oficialmente como Patrimônio da Humanidade, tendo recebido da Unesco o título de “Paisagem Cultural do Patrimônio Moderno”.

Partilha de Experiências – A sexta e última estação é um espaço no qual os visitantes utilizam totens para compartilhar suas experiências em suas redes sociais, por meio de fotos da obra de Niemeyer.

Livre para todas as idades

Hoje, às 10h30

Visitação de segunda a sábado das 10h30 às 22h e aos domingos e feriados, das 12h às 20h

Gratuito

Shopping Iguatemi Campinas - Av. Iguatemi, 777 - Vila Brandina

(19) 3131-4646

iguatemi.com.br/campinas

Os horários, preços e atrações podem ser alterados pelos organizadores sem prévio aviso.

Informar um problema nesta página

Há alguma informação incorreta ou incompleta nesta página?
Por favor, nos informe abaixo e faremos a correção o mais breve possível.

Página: Exposição Niemeyer em Curvas