13/10
2019

Exposição Niemeyer em Curvas

Atração Gratuita

fachada da exposição
Foto: Divulgação | "Niemeyer em Curvas"
Este evento já aconteceu!

O Iguatemi Campinas abre para público de 23 de agosto a 13 de outubro a exposição “Niemeyer em Curvas“, que apresenta, de forma interativa,  as características de traço (e curvas) que fizeram do brasileiro Oscar Niemeyer um dos mais premiados arquitetos do século XX e que deixou sua assinatura em obras icônicas em várias partes do mundo, além de desenhos, gravuras, mobiliários, esculturas e livros.

As obras icônicas de Niemeyer

O Conjunto Ibirapuera, Edifício Copan, Memorial da América Latina (São Paulo), o Conjunto Arquitetônico de Brasília, a capital Federal, o prédio das Nações Unidas (NY), a sede do Partido Comunista Francês (Paris),  o prédio da Editora Mandadori (Milão) são alguns de seus projetos, entre muitos outros criados em seus 104 anos de vida (Niemeyer nasceu em 1907 e faleceu em 2012, no Rio de Janeiro).

A exposição Niemeyer em Curvas

A exposição Niemeyer em Curvas irá ocupar uma área de aproximadamente 200 metros quadrados e será dividida em seis estações temáticas – Um Sopro, Praça das Curvas, Mente Criativa,  Sentindo as Formas, Viagem Imersiva e Partilha de Experiência –, circuito que o visitante percorre em aproximadamente 30 minutos. Toda a exposição conta com acessibilidade para quem tem mobilidade reduzida e deficientes visuais.

A exposição será realizada no primeiro piso do Iguatemi Campinas, ao lado da loja Fast Shop, e poderá ser visitada gratuitamente de segunda a sábado das 10h30 às 22h e aos domingos e feriados, das 12h às 20h.

Saiba mais sobre cada uma das estações:

Um Sopro – Com recursos de vídeo e áudio, apresenta croquis  que se “constroem” aos olhos dos visitantes e que indicam a essência da obra de Oscar Niemeyer, com narrativa na voz do próprio arquiteto. Nesta estação, conhecemos a forma de criar de Niemeyer pelos croquis do Conjunto Ibirapuera, do Palácio do Planalto, do Memorial da América Latina, Centro Cultural de Le Havre e Edifício COPAN.

Praça das Curvas – Nesta estação, a cenografia remete a um espelho d’água que reflete as obras de Niemeyer, por meio de réplicas ampliadas de croquis. As réplicas remetem a quatro diferentes fases da obra do arquiteto: Pampulha, Brasília, Internacional e Projetos Mais Recentes.  O visitante poderá conhecer mais de cada obra por um tablet com realidade aumentada.

Mente Criativa – Representa projetos desenhados, mas não executados (ou executados mais recentemente) e que estão guardados numa “gaveta virtual” – ao puxá-la, o visitante conhece parte deste acervo, que inclui Museu de Arte Moderna em Caracas, Ponte em Veneza, Mesquita em Argel, entre outros.

Sentindo as Formas – Estação que leva o visitante a “tatear” os traços, as formas e texturas de Niemeyer, transformados em esculturas e em alto-relevo.  Fazem parte desta etapa, as obras  do Congresso Nacional (Brasília), Praça da Apoteose do Sambódromo (RJ), a sede da Editora Mondadori (Milão, Itália), do MAC (Niterói, RJ), do Palácio da Alvorada (Brasília) e da Igreja São Francisco de Assis (Belo Horizonte).

Viagem Imersiva – Oscar Niemeyer é certamente um dos maiores arquitetos do século XX. Suas obras podem ser encontradas pelo Brasil e pelo mundo. Aqui podemos visualizar o conjunto arquitetônico da Pampulha, em Belo Horizonte (MG). São quatro prédios projetados pelo jovem Oscar a pedido do então prefeito de BH, Juscelino Kubitschek, e inaugurados em 1943: um cassino (que virou Museu de Arte), uma igreja, uma casa de baile e um clube. Desde 2016 são considerados oficialmente como Patrimônio da Humanidade, tendo recebido da Unesco o título de “Paisagem Cultural do Patrimônio Moderno”.

Partilha de Experiências – A sexta e última estação é um espaço no qual os visitantes utilizam totens para compartilhar suas experiências em suas redes sociais, por meio de fotos da obra de Niemeyer.

Os horários, preços e atrações podem ser alterados pelos organizadores sem prévio aviso.

Informar um problema nesta página

Há alguma informação incorreta ou incompleta nesta página?
Por favor, nos informe abaixo e faremos a correção o mais breve possível.

Página: Exposição Niemeyer em Curvas