Estação Cultura / Foto: Ferraresso

Praça Bento Quirino

Divulgação | Feira de Artesanato na Praça Bento Quirino

Localizada entre as ruas Barreto Leme, Sacramento, Barão de Jaguara e Av. Benjamin Constant, na região do “marco zero” da Vila de São Carlos, a Praça Bento Quirino é portadora das marcas históricas mais antigas de Campinas. Testemunho da transformação de Campinas de “bairro rural” em Freguesia (1774), foi nas suas imediações que, no último quarto do século XVIII, desenhou-se o traçado das primeiras ruas do povoado.

Entre as praças Bento Quirino e Antonio Pompeu (pequeno jardim localizado entre o Jockey Club e a Rua Tomás Alves), delimitou-se o centro tradicional da cidade, instalando-se nesta área a primeira igreja matriz, o cemitério e os principais edifícios da Freguesia. Na atual Praça Bento Quirino é ainda possível ver dois monumentos importantes: o monumento-túmulo de Carlos Gomes, obra do escultor Rodolfo Bernadelli, (há uma cópia desse monumento defronte ao Teatro Municipal do Rio de Janeiro) e o monumento a Bento Quirino, obra do escultor Zeni, executada no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo.

O Largo é demarcado pelas ruas Barão de Jaguara (antiga Rua de Cima), Barreto Leme (antiga Rua da Matriz Velha), Sacramento (antiga Rua do Meio) e Thomás Alves; é dividido ao meio pela rua Benjamin Constant, e as duas praças resultantes denominam-se Praça Bento Quirino (defronte à igreja) e Praça Antônio Pompeu, em cuja lateral encontra-se o prédio do Jockey Club.

Fonte: Secretaria de Turismo/PMC

Os horários de atendimento, opções e preços podem ser alterados pelos locais sem aviso.

Informar um problema nesta página

Há alguma informação incorreta ou incompleta nesta página?
Por favor, nos informe abaixo e faremos a correção o mais breve possível.

Página: Praça Bento Quirino

ir para o topo