Simpósio Internacional Repensando Mitos Contemporâneos

Cultura
27/08/19
Divulgação | Casa do Lago Unicamp

Entre os dias 21 e 30 de agosto, o Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena da Unicamp promove o III Simpósio Internacional Repensando Mitos Contemporâneos. Na edição deste ano, o evento acontece na Casa do Lago e no departamento de Artes Cênicas e Artes Corporais da instituição, além da realização de uma performance pelo norte americano Richard Move no Terminal de Barão Geraldo. A programação conta com a presença de importantes nomes da cena nacional e internacional em palestras, mesas, mostra de documentários e apresentações de teatro, performance, música e dança.

O tema desta edição é “Sofia: entre o saber e o não saber nos processos artísticos”. O evento é gratuito e aberto ao público. Também é possível se inscrever pela plataforma digital even3 para envio de artigos
acadêmicos e recebimento de certificado de participação.

Convidados do III Simpósio Internacional Repensando Mitos Contemporâneos

Entre os convidados desta edição do Simpósio estão o diretor e performer já citado Richard Move (New York University/NYU – USA), diretor artístico da MoveOpolis! TED Global Oxford Fellow, Professor Assistente de Dança no Queens College, CUNY e Artista Residente no Pratt Institute; Ailton Krenak (UFJF), líder indígena, ambientalista e escritor brasileiro, considerado uma das maiores lideranças do movimento indígena do país e Veronica Veloso (USP/SP), integrante do Coletivo Teatro Dodecafônico onde investiga procedimentos contemporâneos para a criação teatral, a formulação de programas de performance e a mediação cultural, criando interfaces com a dança, o cinema, as artes visuais, a literatura e a educação.

O evento conta ainda com a participação de pesquisadores e artistas como Bené Fonteles (PA), Stela Fischer (UNESPAR/SP), Veronica Stigger (FAAP/SP), Toshi Tanaka (PUC/SP), Anamaria Fernandes Viana (UFMG/MG) e Marcelo Onofri, Holly Cavrell, Margareth Rago, Regina Muller, Mariana Baruco e Julia Ziviani Vitiello (UNICAMP/SP).

Os espetáculos apresentados serão Sinfonieta de Marcelo Onofre (música), Embers com a direção de Holly Cavrel (dança), Kintsugi – 100 memórias do Lume Teatro (teatro), Martha @ Terminal Barão Geraldo de Richard Move (performance) e performance do Coletivo Dodecafônico. A curadoria da mostra de documentários é de Coraci Ruiz (Laboratório Cisco). A programação completa e mais informações sobre o evento podem ser acessados em repensandomitos.wixsite.com/simposio.

Programação Completa

27/08 – Terça

Local: Casa do Lago, às 19h

Sinfonieta (música) | Marcelo Onofre (UNICAMP/BR)

Embers (dança) | Holly Cavrel (UNICAMP/BR)

​Palestra de abertura com Ailton Krenak (UFJF-MG/BR)

28/08 – Quarta

Local: Casa do Lago, às 14h

Mostra de documentários  

La Flaca, 20 min. 2018, de Thiago Zanato e Adriana Barbosa
“La Flaca” é um filme sobre Arely Vázquez, uma mulher Mexicana transexual e líder do Culto à Santa Muerte (Santa Morte) em Queens, Nova York. Durante a celebração anual á Santa Muerte (“A Flaca” como Arely gosta de chamá-la), Arely enfrenta muitos desafios para cumprir uma promessa que fez há dez anos.

Pluma Forte, 13 min, 2019, de Coraci Ruiz
Pluma Forte é um doc-poema sobre o corpo da mulher: dissidente, desejante, desviado, empoderado, suado, latejante, sobrevivente. Em cena, quatro artistas que desafiam os padrões, subvertem as normas e poetizam seus corpos em atos de resistência e transgressão (13 min).

Kbela, 22 min, 2015, de Yasmin Thayná
Um olhar sensível sobre a experiência do racismo vivido cotidianamente por mulheres negras. A descoberta de uma força ancestral que emerge de seus cabelos crespos transcendendo o embranquecimento. Um exercício subjetivo de autor representação e empoderamento (22 min).

16h
Local: Departamento de Artes do corpo – Unicamp (Sala AD 01)

Mesa 1 – MEMÓRIA com Margareth Rago (UNICAMP/BR) e Regina Muller (UNICAMP/BR) | Mediação: Stela Fischer (UNESPAR/BR)

19h – Espetáculo
Local: Departamento de Artes do corpo – Unicamp (Sala AC 03)

Kintsugi – 100 memórias – Lume Teatro (UNICAMP/BR)
Novo espetáculo do LUME Teatro, com direção de Emilio García Wehbi (Argentina). Uma proposta cênica que, partindo dos limites da teatralidade e de modo fragmentário, tenta aproximar-se de uma ideia de memória não linear nem bucólica, mas sim uma memória que apresenta o gesto da vontade no ato de lembrar. Para nós, a memória não é nem monumentalista nem autocomplacente, mas sim um exercício do presente para revisitar as
crises passadas, os erros cometidos, as cicatrizes – pessoais e coletivas – que a história nos deixou e, assim, corrigir o nosso futuro; é o reencontro com a dor como ato de superação.

29/08 – Quinta

Local: Casa do Lago

14h – Mostra de documentários  

Acontecências, 23 min, 2009, de Alice Villela e Hidalgo Romero
O filme é uma reflexão sobre as imagens captadas e as possibilidades narrativas que se abrem a partir da relação entre a documentarista e as imagens. Trata-se de um olhar poético sobre o material bruto.

Susana, 23 min, 1980, de Susana Blaustein
Neste retrato autobiográfico, Susana deixa sua Argentina natal para viver sua vida fora das restrições culturais e familiares da América Latina. Susana entrelaça entrevistas de sua família e amantes com fotos instantâneas, filmes caseiros e até mesmo um desenho animado da Disney para abordar o contexto cultural no qual a identidade feminina, sexual e étnica é moldada.

Canoa Quebrada, 12 min, 2009, de Guile Martins
Entre o apertado quarto de hotel, a igreja evangélica, uma visita surpresa feita a um parente desconhecido: o próprio pai.

16h
Local: Casa do Lago
Mesa 2 – EXPERIÊNCIA com Toshi Tanaka (PUC-SP/BR) e Bené Fonteles (UFJF-MG/BR) | Mediação: Mariana Barucco (UNICAMP/BR)

19h
Local: Terminal de ônibus de Barão Geraldo
Performance
Martha @ Terminal Barão Geraldo
Richard Move (NYU/USA)
Martha @ Terminal Barão Geraldo – Martha @ … é a aclamada performance de Richard Move do ícone do século XX, Martha Graham, que começou em 1996 e desde então recebeu dois prêmios New York Dance e Performance (“Bessies”). A série de performances de Martha @ … incluiu performances de artistas emergentes e alguns artistas mais influentes, incluindo: Mikhail Baryshnikov, Mathew Bourne, Merce Cunningham, Ballet Frankfurt, Nacho Duato, Stuart Hodes, Deborah Jowitt, Murray Louis, Lar Lubovitch, Wayne McGregor, Bebe Miller, Meredith Monk, Marcos Morris, Maria Pages, Stephen Petronio, Yvonne Rainer, o Royal Ballet
e Paul Taylor, entre muitos outros. Para a Martha @ Terminal Barão Geraldo, Move realiza sua própria versão do solo icônico de Graham, Lamentation, estreado em 1930 para expressar os temas universais de luto e tristeza.

30/08 – Sexta

Local: Casa do Lago, às 14h 

Roda de Conversa – Encontro entre docentes convidados e da UNICAMP

16h
Local: Casa do Lago, às 19h

Mesa 3 – INVENÇÃO com Verônica Stigger (FAAP/SP) e Richard Move (NYU/USA) | Mediação: Júlia Ziviani (UNICAMP/BR)

19h
Local: Departamento de Artes do corpo – Unicamp (Sala AC 03)
Performance
Apresentação do resultado da Residência Artística de Veronica Veloso (Coletivo Teatro Dodecafônico)

Endereços

Casa do Lago
Av. Érico Veríssimo, 1011 – Cidade Universitária Zeferino Vaz

Departamento de Artes Corporais – Unicamp
R. Pitágoras, 500 – Cidade Universitária Zeferino Vaz

Para mais informações, entre em contato direto pelo email repensandomitoscontemporaneos@gmail.com ou no site: clique aqui.