Sesc Campinas e Piracicaba celebram o Mês do Meio Ambiente

Cultura
30/05/19
Yoga | Juliana HIlal | Sesc Campinas

No mês em que se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente (05 de junho), o Sesc São Paulo será palco de reflexões, trocas de ideias e experiências sobre temas socioambientais, por meio de uma programação especial que integra o projeto “Ideias e Ações para um Novo Tempo”, iniciativa vinculada ao programa de Educação para a Sustentabilidade, mantido pela instituição. O projeto traz cerca de 200 atividades, distribuídas entre as 40 unidades do Sesc no estado de São Paulo.

As atividades fazem parte da ação organizada e apresentada pelo projeto “Ideias e Ações para Um Novo Tempo”, vinculado ao programa de Educação para a Sustentabilidade do Sesc São Paulo. O projeto envolve todas as 40 unidades – que apresentam juntas, durante todo o mês de junho, mais de 200 atividades, com o propósito de aproximar, educar, estimular conversas, saúde, bem-estar e empreendedorismo ao mesmo tempo em que conscientiza e promove qualidade de vida.

Confira as atividades de cada unidade

Visita à Mata Santa Genebra

Sesc Campinas

Rua Dom José I, 270/333 | Tel: (19) 3737-1500

Curso Sustentabilidade, Yoga e Qualidade de Vida

Com atividades teóricas e práticas, o curso apresenta uma abordagem integrada entre a prática do yoga e o contato com a natureza e sua preservação, favorecendo modos de vida sustentáveis. Com Andrea Joaquim, professora de Yoga e terapeuta ayurveda.

Sextas-feiras , 31/5 e 7/6, das 10h30 às 16h30 | Livre. Grátis. Inscrições na Central de Atendimento.

Oficina Hábitos e Alimentação Saudáveis

Sensibilização teórica e prática com temas como aproveitamento integral dos alimentos, ervas medicinais, cultivo e consumo de PANC (plantas alimentícias não convencionais). Com Andrea Joaquim, professora de Yoga e terapeuta ayurveda.

Quarta-feira, 5/6, das 14h às 17h. Atividade voltada à comunidade do entorno da ARIE Mata de Santa Genebra e público em geral. Inscrições no local.

Sábado, 15/6, das 13h30 às 16h. Atividade voltada ao público em geral.

Livre. Grátis. Inscrições na Central de Atendimento.

Visita à ARIE Mata de Santa Genebra

Caminhada com trilha leve, visita ao borboletário, roda de conversa e vivência que integra yoga e o contato com a natureza. Com a equipe educativa da Mata de Santa Genebra e Andrea Joaquim, professora de Yoga e terapeuta ayurveda.

Sábado, 22/6, das 13h30 às 18h.

Livre. Grátis. Inscrições na Central de Atendimento.

Sesc Piracicaba

Rua  Ipiranga, 155 | Tel: (19) 3437-9292

Sesc Piracicaba


Palestra “Eu, Rio: Inspirações e Sociointervenções Educativas”

Neste encontro serão compartilhadas as histórias vividas pelas escolas participantes do projeto “Eu, Rio”, que propôs uma identidade para os rios canalizados e intervenções artísticas socioeducativas em equipamentos públicos. Com Malu Pereira (Programa Ponte), Filipe Salvetti (Néctar Projetos) e João das Águas.

Quarta-feira, 5/6, das 19h às 21h | 14 anos. Grátis. Ingressos 1h antes.

Debate “Cidades e Adversidades: Ressignificação Humana para a Sustentabilidade”

Em uma conversa, os debatedores mostram iniciativas que, por meio de programas socioambientais-educativos, promovem a reintegração e o desenvolvimento de pessoas ou comunidades socialmente vulneráveis.

Com Pedro de Andrade (agrônomo e permacultor) e Cristiano Pastor (biólogo e educador). Mediação: Valéria Freixêdas.

Sexta-feira, 7/6, das 19h às 21h | 14 anos. Grátis. Não é necessário inscrever-se.

Minicurso “Introdução ao Desenho Permacultural”

O planejamento permacultural aborda a noção de que existem relações constantes entre os elementos naturais e construídos de um determinado espaço, bem como benefícios mútuos e ciclos sustentáveis de aproveitamento energético. Com Pedro de Andrade e César Trevelin.

Sábado e domingo, 8 e 9/6, das 9h20 às 18h20 | 16 anos. Grátis. Inscrições em sescsp.org.br e na Central de Atendimento.

Oficina “Eu, onde Estou: Mudanças para a Sustentabilidade”

Em um cenário de estruturas e instalações mais sustentáveis, o público reflete sobre seus hábitos e atitudes, dialogando sobre temas como coleta de água da chuva, compostagem e hortas em pequenos espaços. Com Cristiano Pastor.

Sábado e domingo, 22 e 23/6, das 12h às 16h | Livre. Grátis. Não é necessário inscrever-se.

Vivência “Gleba Urbana? Resistência e Agrobiodiversidade”

No Sítio São João, o público observa a produção agrícola sustentável, aprende sobre PANC (plantas alimentícias não convencionais) e sobre as abelhas solitárias sem ferrão, importantes agentes de polinização para a biodiversidade. Local: Sítio São João, terra agrícola localizada no contexto urbano de Piracicaba.

Sábado, 29/6, das 12h30 às 17h | 18 anos. Grátis. Inscrições em sescsp.org.br e na Central de Atendimento.