27/09
09h

Expoflora

38ª edição

Expoflora
Foto: Divulgação | Expoflora

A Expoflora é a maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina. Realizada sempre nos meses de agosto e setembro, a festa dá as boas-vindas à primavera. A mostra de 2019, começa em 30 de agosto a 29 de setembro, de sexta a domingo, das 09h às 19h, no Recinto da Expoflora (Seção A), na Alameda Maurício de Nasau, 675, na cidade de Holambra.

Para destacar as flores em arranjos decorativos, foi trazido da Holanda o decorador Jan Willen, que permanece no evento até hoje. Na primeira edição, a Expoflora aconteceu em apenas um final de semana e atraiu mais de 12 mil visitantes.

Imagem cedida pelo Ateliê da Notícia

A Expoflora é promovida anualmente desde então, com exceção do ano de 1988, quando a organização do evento resolveu suspendê-lo para dedicar-se exclusivamente aos festejos dos 40 anos da imigração holandesa. A festa foi crescendo e atraindo cada vez mais visitantes, não só da região, mas de todo o Brasil e, até mesmo, de alguns países vizinhos. Em média, o evento recebe cerca de 300 mil visitantes a cada ano.

Imagem cedida pelo Ateliê da Notícia | Parques e Jardins da Expoflora

Atrações

A Expoflora tem como atrações a Exposição de Arranjos Florais, a Mostra de Paisagismo, a Parada das Flores, a Chuva de Pétalas, o Shopping das Flores, o Passeio Turístico (que inclui city tour por Holambra e visita a uma fazenda produtora de flores), danças típicas e a culinária holandesa, além de parque de diversões, minissítio e visita ao Museu de Holambra.

 Chuva de Pétalas na Expoflora

Vera Longuini | Chuva de Pétalas na Expoflora

 

Gastronomia também chama a atenção na Expoflora

No Parque de Flores e Sabores da Expoflora a gastronomia exerce, também, uma forte atração de visitantes. Por isso, os chefs dos restaurantes e confeitarias instalados no evento criaram, entre outros doces, a tulipa de chocolate.

Juliana Lazarini | Tulipa de Chocolate

O chef Pablo Schoenmaker, do Casa Bela Restaurante apresenta a “Tulipa de chocolate”. Trata-se de um doce de chocolate com creme de avelã com flocos de arroz e de baunilha no formato da flor símbolo da Holanda. Outras novidades do Casa Bela são o pavê de stroopwaffel e as novas versões do poffertjes (fofinhos) com cobertura de requeijão cremoso com goiabada e, na opção salgada, com requeijão cremoso e bacon crispy. Tradicionalmente, essa espécie de panquequinha feita em frigideira especial com pequenas cavidades de cerca de 3 cm de diâmetro para dar o formato ideal ao doce, é servida com manteiga e açúcar (tradicional) ou com morango e chantilly.

Julia Lazarini | Pavê de Stroopwaffel

A curiosidade é que esse doce vendido nas ruas das principais cidades da Holanda desde século XVIII, é, na verdade, francês.  Na época de Napoleão, com a escassez de farinha de trigo e sobra de trigo sarraceno, as freiras começaram a experimentar receitas alternativas para a produção de hóstias, dando origem ao poffertjes. Com o passar do tempo a França esqueceu essa delícia e a Holanda acabou ficando famosa por seus “fofinhos”.

O chef Frank Martin Gerritsen, da Confeitaria Martin Holandesa criou, este ano, o “Schuim gebak” (merengue holandês), uma base de suspiro recheado com creme de baunilha, frutas, geleia de brilho e chantilly. Para o restaurante Pannekoek, Frank Gerritsen elaborou o “Kipsatê”, um filet de frango ao molho satê (à base de amendoim, pimenta, leite de coco e molho de soja) servido com arroz típico holandês e batatas fritas.

Divulgação | Kersen Strudel com geleia de cereja

A Confeitaria Doce de Rosas também traz novidades: o “Kersen strudel”, uma tradicional massa holandesa recheada com geleia de cereja. E a Oma Beppi introduziu mais dois recheios ao stroopwafel – café e abacaxi com gengibre -. O recheio tradicional é o caramelo, mas há anos a própria Oma Beppi já criou a bolacha com recheio também de chocolate. Conta-se que o stroopwafel originou-se na cidade de Gouda, na Holanda, única a produzi-lo até 1870. Teria sidocriado pelo padeiro Geraldo Kamphuisen, em 1810, com as sobras de diversas bolachas da produção (migalhas) adoçadas com um caramelo.

 

Mais informações e ingressos antecipados: clique aqui.

Livre para todas as idades

27/09, às 09h

A Expoflora funciona de sexta a domingo, das 09h às 19h, até 29 de setembro

R$ 26,00 (meia)
R$ 52,00 (inteira)

Recinto da Expoflora - Holambra

(19) 3802-1421 | expoflora@expoflora.com.br

www.expoflora.com.br/

Os horários, preços e atrações podem ser alterados pelos organizadores sem prévio aviso.

Informar um problema nesta página

Há alguma informação incorreta ou incompleta nesta página?
Por favor, nos informe abaixo e faremos a correção o mais breve possível.

Página: Expoflora