Estação Cultura / Foto: Ferraresso

Campinas retorna à fase laranja e comércio reabre a partir de segunda-feira (27)

24/07/2020
Foto: Carlos Bassan | Prefeitura de Campinas

Após decisão do governo do Estado de São Paulo, Campinas retorna à fase laranja e comércio reabre a partir de segunda-feira (27). O anúncio foi feito pelo prefeito Jonas Donizette nesta sexta-feira (24), durante transmissão ao vivo pelas redes sociais.

De acordo com o prefeito de Campinas, é importante que a população respeite as normas de saúde e segurança. “É fundamental que todos tenham responsabilidade, que não aglomerem, que tomem as medidas sanitárias de higiene e que usem máscara”, afirmou.

O decreto que traz todos os detalhes de funcionamento na Fase Laranja deve ser publicado na edição deste sábado (25), do Diário Oficial do município.

Com a medida, comércios de rua e shoppings poderão funcionar por quatro horas. O comércio de rua será das 12h às 16h, de segunda a sexta-feira, e das 9h às 13h, no fim de semana. Já os shoppings poderão abrir todos os dias, das 16h às 20h.

As praças de alimentação e os serviços de valet dos shoppings não podem funcionar. Os escritórios em geral também podem funcionar, durante quatro horas.

Todos os estabelecimentos autorizados a abrir devem funcionar com 20% da capacidade e seguir o protocolo de higiene. Isso inclui a disponibilidade de álcool gel para funcionários e clientes, uso de máscaras, distanciamento social com marcação no solo, além de ter a Declaração de Estabelecimento Responsável.

Os estabelecimentos que não cumprirem as regras estabelecidas ficam sujeitos a multa de R$ 1.446,44. Em caso de reincidência, a multa dobra. E na terceira, o estabelecimento poderá ser fechado enquanto durar a quarentena.

Permissão de eventos em sistema drive-in

Uma novidade que será incluída no decreto é a permissão para eventos em geral no sistema de drive in. Isso inclui apresentações como de cinema, entretenimento, shows, teatro, religiosos no qual as pessoas ficam dentro de carro.

De acordo com a Prefeitura de Campinas, os interessados em organizar eventos em sistema de drive in deverão seguir regras sanitárias e obter alvará. O alvará para esse tipo de evento está sendo elaborado e poderá ser solicitado a partir da próxima semana.

ir para o topo

Enviar