Hoje
12h

Ciclo MIS

Cinema

Foto: Divulgação | Museu da Imagem e do Som

Todo mês, o Museu da Imagem e do Som de Campinas exibe grandes obras do cinema em uma programação especial e diversificada. A seleção do Ciclo MIS destacam produções nacionais e estrangeiras. Após todas as exibições, o público é convidado a participar de um bate-papo com os curadores.

Rossellini, Godard, Giorgetti estão entre os diretores que assinam as obras apresentadas no ciclo de cinema do Museu da Imagem e do Som (MIS) de Campinas neste mês. Sempre com entrada gratuita, após as sessões, o público é convidado para uma roda de conversa.

O MIS está localizado no Palácio dos Azulejos, na Rua Regente Feijó, 859, Centro.  O telefone é (19) 3733-8800

Confira a programação de Novembro do Ciclo MIS

Quinta-feira, 05 de dezembro, 19h
Título: Inphernus
Direção: Marcos De Vuono
Sinopse: Um homem motivado pela sede de vingança começa a caçar as pessoas que ele acredita que fizeram algum mau para ele. De uma maneira aterrorizante ele começa mexer com as vidas e mentes das pessoas que segue.
Elenco: Glauce Graieb, Jonathan Camilo, Marcos De Vuono,  Rafael Santin, Ruben Terranova
País: Brasil
Classificação indicativa: 12 anos

Sexta-feira, 06 de dezembro, 15h
Título: O Mensageiro do Diabo – The Night of the Hunter
Direção: Charles Laughton
Sinopse: Ambientado na West Virginia, nos Estados Unidos dos anos 30, o filme se passa às margens do Rio Ohio. Em uma penitenciária, o detento Harry Powell (Robert Mitchum) descobre que Ben Harper (Peter Graves), um homem condenado à morte, escondeu 10 mil dólares em alguma parte de sua casa. Powell é um assustador serial killer que se diz reverendo e pregador. Baseado no romance homônimo escrito por Davis Grubb.
País: EUA
Classificação indicativa: 12 anos.

Sexta-feira, 06 de dezembro, 19h30
Título: Contato
Direção: Robert Zemeckis
Sinopse: Desde menina, Ellie Arroway (Jodie Foster) sempre buscou indícios de outras vidas no universo, deixando de lado sua vida particular e até mesmo o amor do teólogo Palmer Joss (Matthew McConaughey). Quando recebe uma mensagem do espaço por meio de uma máquina que permite o contato com extraterrestres, ela confirma sua teoria e reivindica ser escolhida para a missão, mesmo que para isso tenha que correr risco de vida. Baseado no romance homônimo de Carl Sagan. Colorido.
País: EUA
Classificação indicativa: 12 anos.

Sábado, 07 de dezembro, 16h
Título: A Negação do Brasil
Direção: Joel Zito Araújo
Sinopse: O documentário é uma viagem na história da telenovela no Brasil e particularmente uma análise do papel nelas atribuído aos atores negros, que sempre representam personagens mais estereotipados e negativos. Baseado em suas memórias e em fortes evidências de pesquisas, o diretor aponta as influências das telenovelas nos processos de identidade étnica dos afro-brasileiros e faz um manifesto pela incorporação positiva do negro nas imagens televisivas do país.
País: Brasil
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos.

Sábado, 07 de dezembro, 19h30
Título: Enquanto a Liberdade não canta – a redução da maioridade penal
Direção: Gabriela Moncau e Joana Moncau.
Sinopse: O documentário contribui para o atual debate sobre a diminuição da idade penal e a realidade do sistema carcerário no Brasil pela voz, sobretudo, daqueles que vivem na pele essa realidade. O filme traz fragmentos de vida, opiniões e sonhos de jovens e seus familiares
País: Brasil
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos.

Segunda-feira, 09 de dezembro, 19h30
Título: Secret World Live
Sinopse: Concerto de Peter Gabriel, ex-integrante e co-fundador do Gênesis, filmado na Itália.
País: Reino Unido
Classificação indicativa: Livre

Terça-feira, 10 de dezembro, 19h30
Título: O Incerto do Sim
Direção e Roteiro: Rafael Fermino Beverari
Intérpretes/Criadores da Dança: Fernanda Ferfila, Guma Muliterno
Sinopse: O filme conta a trajetória do professor Tonhão por entre as barricadas do cotidiano. A máscara, o punho erguido e a palavra de (des)ordem nos conduz aos conflitos da luta de classes nas escolas, hospitais, fábricas e sindicatos.
País: Brasil
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 15 anos.

Quarta-feira, 11 de dezembro, 16h
Título: Neil Young – Heart of Gold
Sinopse: O cantor e compositor Neil Young revisita suas raízes com uma apresentação no auditório Ryman, em Nashville (EUA), lar do histórico Grand Ole Opry, um programa de rádio que divulgou a música country na América, entre 1943 e 1974.  Direção de Jonathan Demme.
País: Estados Unidos
Classificação indicativa: Livre

Quarta-feira, 11 de dezembro, 19h30
Título: O Coringa do Cinema
Direção: Sérgio Kieling
Sinopse: Virgílio Roveda é um homem que dedicou sua vida ao cinema, seja como diretor de fotografia, câmera, assistente, diretor de produção e até produtor. Inspirado no livro de Matheus Trunk, O Coringa do Cinema conta a história deste profissional e da produção cinematográfica Paulista nos últimos 50 anos
País: Brasil
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos.

Quinta-feira, 12 de dezembro, 16h
Título: The WhoLive at the Royal Albert  Hall.
Sinopse: Eletrizante performance do The Who, síntese de sua carreira, com trechos de “Tommy”, “Who’s Next” e “Quadrophenia”, a mesma garra e energia que consagraram os shows ao vivo do grupo. Convidados especiais: Noel Gallagher (Oasis), Eddie Vedder (Pearl Jam) e Paul Weller (The Jam). Direção de Dick Carruthers.
País:Reino Unido
Classificação indicativa: Livre

Quinta-feira, 12 de dezembro, 19h30
Título: Pink Floyd Live At Pompeii
Sinopse: O potencial imenso das composições e arranjos do Pink Floyd de conduzir o ouvinte a criar imagens é capturado eficazmente pelas lentes do cineasta nas ruínas e no anfiteatro romano da cidade de Pompéia, combinando as imagens do local com o som luminoso da banda. Dir. Adrian Maben.
País: Reino Unido
Classificação indicativa: Livre

Sexta-feira, 13 de dezembro, 15h
Título: Acossado
Direção: Jean-Luc Godard
Sinopse: Após roubar um carro em Marselha, Michel Poiccard (Jean-Paul Belmondo) ruma para Paris. No caminho mata um policial, que tentou prendê-lo por excesso de velocidade, e em Paris persuade a relutante Patricia Franchisi (Jean Seberg), uma estudante americana com quem se envolveu, para escondê-lo até receber o dinheiro que lhe devem.
País: França
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos.

Sexta-feira, 13 de dezembro, 19h
Título: O Enigma de Kaspar Hauser
Direção: Werner Herzog.
Sinopse: Um homem jovem chamado Kaspar Hauser (Bruno S.) aparece de repente na cidade de Nuremberg em 1828, e mal consegue falar ou andar, além de portar um estranho bilhete. Logo é descoberto que sua aparição misteriosa se deve ao fato de que ele ficou trancado toda sua vida em um cativeiro, desconhecendo toda a existência exterior. Baseado em uma história real que aconteceu na Alemanha Ocidental no século XIX. Vencedor da Grande Prêmio do Júri em Cannes.
País: Alemanha
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos.

Sábado, 14 de dezembro, 16h
Título: Mais uma chance – Private Life
Direção: Tamara Jenkins.
Sinopse: Na casa dos 40 anos, uma autora (Kathryn Hahn) se submete a várias fertilizações, pois deseja ser mãe. A situação acaba colocando em risco o relacionamento dela com o marido (Paul Giamatti), um produtor teatral e dono de um negócio, que está cansado de tentar ajudar a esposa a engravidar.
País: EUA
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos.

Sábado, 14 de dezembro, 19h30
Título: A Vida de Galileu
Direção: Joseph Losey
Sinopse: Galileo (Topol) foi uma das figuras mais importantes da história da humanidade. No século XVII D.C. foi um dos responsáveis ppela fundação da ciência moderna. Apoiando a teoria de Copérnico, em que a Terra girava em torno do Sol, criou um conflito com a Igreja Católica, que o ameaçou de tortura e morte. Joseph Losey foi responsável pela direção da peça original da Broadway de Galileo, em 1947, com Charles Laughton no papel-título e o próprio Brecht contracenando com ele.
País: EUA
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos.

Segunda-feira, 16 de dezembro, 19h30
Título: Sócrates
Direção: Roberto Rossellini
Sinopse: cinebiografia de Sócrates (470 – 333 a.C.), um dos maiores filósofos da Humanidade. Rossellini mostra o final da vida de Sócrates, em especial seu julgamento e sua condenação à morte, com destaque para os célebres diálogos socráticos.
País: Espanha, Itália, França
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos.

Terça-feira, 17 de dezembro, 19h30
Título: “Tokyo!”.
1.Interior Design
Direção: Michel Gondry
Sinopse: Um jovem casal tenta se adaptar à cidade de Tóquio. Este é o primeiro de três curtas-metragens do filme “Tokyo!”.
País: Japão

2. Merde
Direção: Leos Carax
Sinopse: Uma misteriosa criatura espalha pânico nas ruas de Tóquio com seu comportamento perturbador e destrutivo. Este é o segundo de três curtas-metragens do filme “Tokyo!”.
País: Japão

3. Shaking Tokyo
Direção: Bong Joon-ho
Sinopse: Por mais de 10 anos, um rapaz tem sido um hikikomori, vivendo isolado no seu apartamento. Quando uma jovem entregadora de pizza desmaia em sua casa durante um terremoto, o impensável acontece: ele se apaixona. Este é o terceiro de três curtas-metragens do filme “Tokyo!”.
País: Japão
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos.

Quarta-feira, 18 de dezembro, 19h30
Título: Caro, Bernardo
Diretores: Lucas Silveira e Rauany Nunes Farias
Sinopse: Através de uma releitura artística, o filme, patrocinado pela Prefeitura Municipal de Campinas, Secretaria da Cultura e FICC – Fundo de Investimentos Culturais de Campinas, propõe uma reflexão e uma consequente homenagem à obra de Bernardo Caro, influente artista que utilizou seu conhecimento nas mais variadas técnicas a fim de deixar um legado cultural carregado de discussão social e um forte incentivo aos amantes das artes.
País: Brasil
Classificação indicativa: Livre

Quinta-feira, 19 de dezembro, 19h
Título:  Jóias da Princesa: Sílvia Brandalise
Direção: Ariane Porto
Diretora de Produção: Luiza Pasim
Sinopse: O documentário Silvia Brandalise tem como base a vida e a personalidade da mulher que, há décadas desenvolve um trabalho à frente de uma equipe que vem mudando e salvando a vida de milhares de crianças. Projeto realizado com o apoio da Prefeitura Municipal de Campinas, Secretária de Cultura e fundo de investimentos Culturais de Campinas – Premiado no FICC em 2016.
País: Brasil
Classificação indicativa: Livre

Sexta-feira, 20 de dezembro, 15h
Título: Contos de Natal – A Christmas Carol
Direção: Brian Desmond Hurst
Elenco: Alastair Sim, Hermione Baddeley, John Charlesworth, Kathleen Harrison e George Cole
Sinopse: Com uma ótima fotografia em preto e branco, o filme explora muito bem as facetas do personagem principal, utilizando um bem elaborado sistema sonoro que funciona bem e acaba sendo um elemento fundamental na história.
País: Inglaterra
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos.

Sexta-feira, 20 de dezembro, 19h30
Título: Festa
Direção: Ugo Giorgetti
Elenco: Com Jorge Mautner, Adriano Stuart, Antonio Abujamra, José Lewgoy, Ney Latorraca, Otavio Augusto e Patricia Pilar.
Sinopse: Um tocador de gaita, um jogador de sinuca e o velho assistente deste são contratados para animar uma festa numa mansão. Eles ficam aguardando um chamado no salão de jogos da casa, sem serem admitidos ao andar superior, onde acontece a festa. Durante a espera eles discutem sua situação e têm contato com garçons e empregados, todos dirigidos por um mordomo autoritário. Colorido.
País: Brasil
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos.

Sábado, 21 de dezembro, 16h
Título: Anno Uno – O Nascimento da Democracia Italiana
Direção: Roberto Rossellini
Sinopse: O filme acompanha a trajetória de Alcide De Gasperi (1881-1954) desde 1944, quando os expoentes dos partidos antifascistas começam a tecer o futuro político da Itália, até 1954, ano de falecimento do líder da Democracia Cristã Italiana. Com rigor histórico e realismo, Rossellini realiza um polêmico retrato da Itália do pós-guerra.
País: Itália
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 15 anos.

Sábado, 21 de dezembro, 19h30
Título: O Absolutismo – A Ascensão de Luis XIV – La prise de pouvoir par Louis XIV
Direção: Roberto Rossellini
Sinopse: O Absolutismo – A Ascensão de Luís XIV, superprodução histórica do mestre Roberto Rossellini sobre os primeiros anos do reinado do “Rei Sol”, Luís XIV (1643-1715), o maior monarca absolutista da França. Com seu apaixonante realismo, Rossellini realiza uma impecável reconstituição de época, mostrando episódios históricos, como a construção do Palácio de Versalhes, e o cotidiano da corte real, com seus exuberantes banquetes. Uma indispensável lição de história.
País: França
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos.

Hoje, às 12h

Confira datas, horários e classificação de cada filme na programação

Gratuito

Museu da Imagem e do Som - Rua Regente Feijó, 859 - Centro

(19) 3733-8800

miscampinas.com.br

Os horários, preços e atrações podem ser alterados pelos organizadores sem prévio aviso.

Informar um problema nesta página

Há alguma informação incorreta ou incompleta nesta página?
Por favor, nos informe abaixo e faremos a correção o mais breve possível.

Página: Ciclo MIS