Artistas visuais de Campinas participam de exposição virtual no Instagram

Cultura
03/05/2021
Foto: Tácito Carvalho e Silva

As artistas visuais de Campinas, Ana Almeida e Norma Vieira, participam de uma exposição virtual realizada pelo laboratório de arte Subsolo em seu perfil do Instagram. Além delas, participam outros 16 artistas de diversas cidades do país. Todos trabalham a cerâmica como modalidade artística contemporânea.

Além de Ana Almeida e Norma Vieira, que se apropriaram da argila para expressar suas pesquisas com muita propriedade, também estão presentes artistas de Goiás, Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro.

As artistas produziram seus manifestos visuais a partir de um curso online, realizado no último mês de março com o curador e professor em Artes Visuais PhD Andrés I. M. Hernández, com a proposta de trabalhar o Livro de Artista, um tipo de obra de arte que instiga o artista a retirar o objeto “livro” de seu lugar para transformá-lo em uma obra de arte.

Durante as aulas, os artistas puderam discutir sobre os conceitos de injúria e o sublime que o Livro de Artista, sobre a harmonia dissonante e os embates entre a matéria, a forma, a intenção, os contextos (políticos, sociais e culturais), as colaborações nesses processos que têm como ápice discursivo a exposição virtual das obras agora apresentadas.

Em 28 de maio, Dia do Ceramista, será lançado também o projeto editorial “Transgressões Cerâmicas”, que envolveu diversas ações além do livro, como cursos, workshops, consultorias artísticas e pesquisas.

Hernández explica que o projeto foi desenvolvido por quatro pessoas, entre curador, produtor cultura, designer e ceramista, a partir do segundo semestre de 2020.

“Nele, o público terá a oportunidade de ver uma infinidade de possibilidades artísticas a partir da cerâmica em uma produção que irá surpreender, assim como eu fui ao conhecer a vasta produção dos artistas do Brasil, da Argentina, do Paraguai, entre outros países que participam do livro”.


ir para o topo

Enviar