Estação Cultura / Foto: Ferraresso

Terminais de ônibus são equipados com totens de álcool em gel

28/05/2020
Foto: Divulgação

A Prefeitura Municipal de Campinas e a Sanasa instalaram nesta quinta-feira, dia 28 de maio, totens com álcool em gel em nove terminais de ônibus de Campinas. Esta ação foi anunciada no último dia 20 pelo prefeito Jonas Donizette, durante transmissão ao vivo pelas redes sociais. “Será uma medida a mais para conscientizar a população sobre a importância da prevenção contra a Covid-19”, afirmou o prefeito na ocasião, ressaltando ainda que se trata de uma ação educativa para que as pessoas incorporem a prevenção à rotina.

Acionados com um toque dos pés para evitar contato com as mãos, os totens foram instalados em lugares estratégicos dos terminais Campo Grande, Barão Geraldo, Mercado, Vida Nova, Itajaí, Vila União e Padre Anchieta. Os terminais Central e Ouro Verde receberam dois em função do grande fluxo de pessoas que circulam diariamente.

“Esta é mais uma ação coordenada da Administração Municipal que envolve diversas áreas, com grande apoio da Sanasa e coordenação da Emdec para que a população possa ter um ambiente de higiene seguro dentro dos terminais. É mais uma ação de preservação da vida, que é a nossa principal missão”, destacou o secretário de Transportes e presidente da Emdec, Carlos José Barreiro.

O presidente da Sanasa, Arly de Lara Romêo, enfatizou a importância da integração de diferentes setores da Prefeitura neste período de crise. “Investir em saneamento é investir em saúde, garantindo à população não apenas uma  água de excelente qualidade, mas também condições adequadas de higiene à população, principalmente durante a pandemia da Covid-19. Esse trabalho fica ainda mais eficiente quando feito em conjunto com as demais áreas do município”, avaliou.

Desde o início da contenção da pandemia, a Emdec vem tomando várias medidas para evitar contaminação do transporte público coletivo. Além de determinar mais cuidado com a limpeza e higienização dos ônibus, indicou que todos os veículos circulem com as janelas abertas, mesmo os que possuem ar-condicionado. As ações incluem a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção para motoristas e passageiros e a higienização constante dos terminais. Máscaras de tecido foram distribuídas nos terminais urbanos.

Divulgação

No dia 22 de maio, diversos setores da Prefeitura fizeram uma ação conjunta na região do Distrito do Ouro Verde com distribuição de frascos de álcool em gel pela Sanasa e de máscaras pela Defesa Civil. O trabalho consistiu também na fiscalização do comércio local envolvendo a Guarda Municipal, Vigilância Sanitária, Procon e Departamento de Urbanismo, com apoio da Emdec.

FONTE: Secom

ir para o topo

Enviar