Estação Cultura / Foto: Ferraresso

Sinfônica de Campinas é destaque no Jornal Nacional tocando virtualmente

Músicos interpretaram a abertura de "O Guarani", ópera que completou 150 anos recentemente

Cultura
26/05/2020
Foto: Divulgação

Mesmo em quarentena, os músicos da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas encontraram uma alternativa para mostrar o que fazem com maestria: tocar as pessoas. O resultado está disponível no canal Cultura Abraça Campinas nas redes sociais e também foi exibido com destaque em matéria na edição do Jornal Nacional, da Rede Globo, da última quarta-feira (20 de maio).

Distantes de uma sala de concerto ou de um grande teatro, diretamente de suas casas, os artistas interpretaram a famosa abertura de “O Guarani” em homenagem ao compositor campineiro Carlos Gomes. Neste ano, são celebrados os 150 anos da estreia da composição, que é uma das mais famosas óperas de todos os tempos.

O diferencial desse trabalho foi em relação à gravação sobreposta à versão original da abertura da ópera, de um concerto da Sinfônica, que teve a regência do maestro Victor Hugo Toro. Essa apresentação serviu de base para a criação. A edição do vídeo levou 58 horas de trabalho e foi realizada pelo músico Walter Barthmann, que atuou como violoncelista da Sinfônica por 10 anos, entre as décadas de 1970 e 1980.

Confira o vídeo original da Orquestra Sinfônica de Campinas, disponível no canal Cultura Abraça Campinas:

A reportagem do Jornal Nacional destacando a apresentação virtual da Orquestra Sinfônica de Campinas pode ser vista no site GloboPlay. Outra matéria, em formato ampliado, foi exibida para o público local e regional na primeira edição do Jornal da EPTV da última quinta-feira (21 de maio). Para conferir, acesse aqui.

 

Acesse a página “Listas e Matérias” do Agenda Cidade Campinas e confira outras novidades sobre cultura e entretenimento.

ir para o topo

Enviar