Estação Cultura / Foto: Ferraresso

Prefeitura de Campinas fará testes rápidos para mapear coronavírus

Testagem será realizada entre os dias 8 e 19 de junho

03/06/2020
teste rapido coronavirus
Foto: Ilustrativa | Guia da Farmácia

A Prefeitura de Campinas fará testes rápidos em cerca de 1.700 pessoas entre os dias 8 e 19 de junho, para mapear a circulação do novo coronavírus (Covid-19). O anúncio foi feito pelo prefeito Jonas Donizette, durante transmissão ao vivo pelas redes sociais na terça-feira (2). A metodologia de amostragem foi feita em parceria com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

O Inquérito Sorológico, como é conhecido, tem o intuito de saber os locais em que o vírus circulou e com qual intensidade nas regiões de Campinas. A partir da testagem, é possível realizar o planejamento de ações para conter o avanço da contaminação pela Covid-19.

Conforme explica o secretário municipal de Saúde, Carmino de Souza, é feito um cálculo amostral para identificar o nível de transmissão e infecção. “A ideia é saber a vulnerabilidade da nossa população, ou seja, quantos já tiveram contato com o vírus. Isso é muito importante para construirmos o plano de enfrentamento para o futuro”, disse.

Resultado é informado em menos de 15 minutos

Ainda de acordo com informações da Prefeitura, a seleção das pessoas para o teste rápido foi feita por meio de um sorteio no computador. Com resultados em menos de 15 minutos, as amostras serão coletadas em todas as regiões de Campinas.

Uma gotinha de sangue será coletada da ponta do dedo e, após isso, o aparelho vai examinar a quantidade de anticorpos. Se o resultado der positivo, o teste será feito nos demais moradores da residência. Caso tenha sintomas, a pessoa testada será orientada em como proceder.

Todas identificadas, as equipes de saúde das unidades dos Centros de Saúde de Campinas irão até as residências para fazer o teste. As pessoas são livres para aceitar ou não fazer os testes, que não terão custo algum.

 

Acesse a página de “Listas de Matérias” para mais informações sobre Campinas e região.

ir para o topo

Enviar