Estação Cultura / Foto: Ferraresso

Livros são opções para distrair durante o período de isolamento social

Lista com 5 dicas de leitura para ajudar

Cultura
26/03/2020
Foto: Ilustrativa

Em tempos de quarentena, os médicos recomendam estabelecer algumas rotinas para enfrentar melhor o isolamento social e evitar sentimentos como angústia e solidão. Além de praticar exercícios físicos, é muito importante manter a mente sã, equilibrando o tempo entre informações sobre a Covid-19 e outros conteúdos que proporcionem um descanso da avalanche de dados alarmantes. Dessa forma, cresce o movimento em prol dos livros e o que não falta são sugestões de títulos para os apreciadores de uma boa leitura.

Confira algumas dicas de leitura para ajudar a encarar com mais serenidade este período tão desafiador:

Cérebro e meditação 

Matthieu Ricard é monge budista há mais de quarenta anos, vive no Nepal, onde se dedica aos projetos humanitários e é considerado o homem mais feliz do mundo. Wolf Singer é neurocientista, diretor emérito do Instituto de Pesquisas Cerebrais Max Planck e diretor fundador do Instituto de Estudos Avançados de Frankfurt (Alemanha). A filosofia se une à ciência em Cérebro e meditação, num diálogo leve que percorre por seis capítulos sobre tópicos como: controle cognitivo, processos inconscientes e livre arbítrio, sempre balanceando os conhecimentos milenares com estudos científicos.

Fio da trama

A bela trajetória das mulheres da família Blocker-Pascolato, uma das maiores referências no mundo da moda brasileira, é apresentada no romance O fio da trama, que a editora Tordesilhas lança este mês. O lançamento acontece no dia 18 de novembro, a partir das 19 horas, na Livraria da Travessa de Pinheiros, em São Paulo. A obra, cheia de emoção e pitadas de suspense, promete envolver o leitor numa narrativa comovente em que mulheres fortes confessam suas fragilidades e contam como reconstruíram laços de família e superaram grandes desafios.

A elegância do agora

Coragem é uma das qualidades mais admiráveis de Costanza que surpreende quem dela espera o modo passivo de se vestir e comportar. Revelando como chegou aos 80 anos mais charmosa e transgressora do que nunca, a inspiração de várias gerações e maior autoridade em moda do país apresenta seu livro que discorre sobre a elegância atemporal baseada em suas próprias experiências. Com mais de 80 fotos e ilustrações, o livro é todo impresso em quatro cores e papel couchê. A obra ainda reúne imagens do acervo familiar, fotos de Bob Wolfenson – feitas especialmente para esta edição – aquarelas e ilustrações de Brunna Mancuso.

Dizendo a que veio

Soninha Francine já viveu muitas vidas – e não cansa de nos surpreender. Atrevida, feminista, jornalista, ex-VJ da MTV, budista, ela se apaixonou por um morador de rua, e por essa paixão foi até o fim! A história desse amor tão improvável, entre uma mulher de classe média e um sem-teto alcoólatra da cidade de São Paulo, é um dos relatos do livro DIZENDO A QUE VEIO, lançamento da Editora Tordesilhas. Neste livro, Soninha revela sua irresistível atração pelos “feios e sujos”, e conta os bastidores de seu convívio com protagonistas da política brasileira, como José Serra e João Doria. A pressão e as lutas internas pelo poder na Prefeitura de São Paulo são alguns dos episódios relatados de forma aberta e surpreendente.

Vira-lata de Raça

Em “Vira-lata de Raça”, Ney Matogrosso conta sua história como transgressor à frente do seu tempo, com o olhar de quem faz uma reflexão sobre o passado ancorado no presente, sem tirar seus olhos de farol firmes no futuro. A obra faz uma viagem única à vida e trajetória de mais de quatro décadas de carreira do artista mais enigmático da música brasileira. Ney vai desde lembranças de quando despontou no cenário nacional, em meio a toda efervescência político-sociocultural dos anos 70, até a liberdade para lidar com sua sexualidade e seus amores. O leitor ainda se delicia com 70 fotos históricas de diferentes épocas, P&B e coloridas, além de um anexo com toda a discografia completa do artista.

Texto oferecido por Virta Comunicação Corporativa

ir para o topo

Enviar