Estação Cultura / Foto: Ferraresso

Lagoa do Taquaral terá primeiro espaço exclusivo para cães em Campinas

Lazer
02/06/2020
Lagoa do Taquaral
Foto: Divulgação | Prefeitura de Campinas

A Prefeitura de Campinas deu início às obras de implantação de um espaço exclusivo para cães na Lagoa do Taquaral (Parque Portugal). O primeiro “PraCão” de Campinas contará com uma área de três mil metros quadrados, com obstáculos, bancos e bebedouro para atividades ao ar livre com os animais.

O secretário municipal de Esportes, Dário Saadi, lembra que esta é uma demanda antiga do setor de proteção animal de Campinas. Além de objeto de lei municipal aprovada pelo prefeito Jonas Donizette, com o intuito de fixar áreas públicas específicas destinadas à socialização animal.

“Esse espaço será muito importante pois vai aliar lazer, atividade física e convívio com os cães. A concepção do projeto foi discutida com algumas organizações não governamentais de proteção animal e com o Departamento de Proteção Animal da Secretaria do Verde”, explicou.

A obra é uma realização da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer com execução da Secretaria de Serviços Públicos. A entrada localizada na lateral do antigo Kartódromo será independente e o local será totalmente cercado por alambrados. A previsão é de que seja entregue em dois meses.

Lei do “PraCão”

A Lei nº 15.753/2019, sancionada pelo prefeito Jonas Donizette, tem autoria dos vereadores Permínio Monteiro e Carmo Luiz. O texto altera a redação do Artigo nº 24 do Estatuto de Proteção Animal de 2017, que trata da permanência de  pequenos animais em parques e praças públicas.

Pela nova redação o município, de acordo com disponibilidade de recursos, implantará áreas específicas destinadas à socialização animal nos parques e praças públicas. Os espaços deverão ter sinalização que indique sua finalidade e o nome “PraCão”, além de cercas que separem essas áreas dos demais locais de acesso público.

 

Fonte: SECOM Campinas

ir para o topo

Enviar