Estação Cultura / Foto: Ferraresso

Festival on-line ‘Sarau Viva Nordeste’ reúne artistas em shows temáticos

Programação inclui músicos, cordelistas, contadores de histórias, atores e oficineiros nordestinos

Cultura
11/06/2020
Festa Junina
Foto: Ilustrativa | Pixabay

As regras de isolamento social por conta do novo coronavírus fizeram a classe artística se reinventar para garantir seus trabalhos no período de festejos juninos. Por isso, o Sarau Viva Nordeste convida artistas de diferentes segmentos da cultura popular nordestina para shows e bate-papos descontraídos. O evento on-line é gratuito e acontece neste sábado (13), a partir das 14h, com transmissão ao vivo pelo Facebook e YouTube.

Durante o festival, terão apresentações ao vivo de forró pé-de-serra, literatura de cordel, causos, contação de histórias, esquetes teatrais, cantorias, danças, simpatias, quadrilhas, brincadeiras populares e oficinas culturais. De acordo com a apresentadora do Sarau, Dani Almeida, o projeto surgiu antes da pandemia, mas com o novo cenário ela e a equipe tiveram que adaptar o projeto para que os artistas não perdessem seus trabalhos.

“Readaptar as apresentações que seriam realizadas em espaços culturais, para o ambiente online, não foi uma missão fácil. A infraestrutura tecnológica é diferente para cada artista. Muitos nem internet em casa tinham. Mas fizemos vários testes a fim de garantir a qualidade do trabalho de cada um deles durante as transmissões”, afirmou. Residente em Campinas (SP), Dani Almeida também é uma cordelista pernambucana.

O Sarau Viva Nordeste acontece de junho a setembro de 2020, duas vezes por mês. A cada edição, o evento leva ao público trabalhos com temáticas de valorização das tradições populares, produzidos por artistas nordestinos que vivem na região de Campinas e artistas que tenham em seus trabalhos referências do nordeste.

Sarau Viva Nordeste

Programação do festival reúne artistas de diferentes segmentos | Foto: Divulgação

Confira a programação completa de shows:

26/06 (sexta-feira), das 14 às 17 horas
Live: Acenda a Fogueira do seu Coração

18/07 (sábado), das 14 às 17 horas
Live: O Sertão que Há em Mim

31/07 (sexta-feira), das 14 às 17 horas
Live: Litoral Interior – Entre os coqueiros e as ondas do mar

15/08 (sábado), das 14 às 17 horas
Live: Encantos Folclóricos

28/08 (sexta-feira), das 14 às 17 horas
Live: A Oralidade em Cena

12/09 (sábado), das 14 às 17 horas
Live: O Universo do cordel

25/09 (sexta-feira), das 14 às 17 horas
Live: Movimento Armorial Brasileiro

Além dos shows, o Sarau Viva Nordeste está recebendo diversas oficinas culturais. A programação inclui aulas de danças nordestinas, contação de histórias populares, criação de versos e histórias em cordel, xilogravura e projetos culturais em tempos de pandemia. As inscrições podem ser feitas através do site do Sarau Viva Nordeste ou no site da Diálogos Produções Culturais.

 

Confira outras novidades na página “Listas e Matérias” do Agenda Cidade Campinas: acesse aqui.

ir para o topo

Enviar