Estação Cultura / Foto: Ferraresso

Coletivo de apoio e escuta a pessoas com Covid-19 é criado em Campinas

Atendimento é gratuito e acontece por videochamada e ligação telefônica

01/06/2020
Covid-19
Foto: Ilustrativa | Pixabay
Texto de Carol Fernandes

Com a proposta de acolher e escutar os infectados pelo novo coronavírus, o Coletivo de Apoio e Escuta a Pessoas com Covid-19 (CAEPC) foi criado em Campinas no último mês. A ação é realizada por profissionais do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Os atendimentos são divididos entre um fonoaudiólogo e quatro terapeutas ocupacionais, todos residentes que recebem auxílio da supervisora e da coordenadora do Programa de Residência. Uma das participantes é Karen Garcia de Godoy, que explicou que a iniciativa surgiu para atender uma necessidade do momento atual.

“Como o cenário da saúde pública tem sido muito dinâmico, sentimos necessidade de criarmos ações especificas para atender as necessidades do momento atual. Assim, voltamos nossos esforços para ações de atendimento remoto, principalmente enfocando grupos de vulnerabilidade ao sofrimento psíquico no cenário da pandemia”, disse a residente.

A profissional também explicou que as pessoas com suspeita ou confirmação de Covid-19 são apontadas em estudos científicos como vulneráveis ao sofrimento psíquico. “Pessoas contaminadas pelo novo coronavírus precisam enfrentar um período de isolamento social extremo, o medo da morte e de contaminar outras pessoas, estigma social e rompimento abrupto de suas atividades cotidianas habituais. Por isso a proposta de atendimento a essa população, para reduzir o sofrimento nessa situação, bem como evitar que isso se estenda mesmo após a cura da doença em si”, ressaltou Karen.

Espaço de interação e apoio mútuo

Realizados por videochamada online ou por ligação telefônica, os atendimentos não têm número limitado e acontecem enquanto for necessário para o cuidado da pessoa contaminada. Além disso, podem ser realizados individualmente ou em grupo. Todos os tipos de atendimento são gratuitos.

Para agendar o início do atendimento, os interessados devem entrar em contato com os profissionais do Coletivo de Apoio e Escuta a Pessoas com Covid-19 (CAEPC) pelas redes sociais Facebook e Instagram, ou pelo telefone (16) 98818-8293. O número atende pelo WhatsApp e também por ligação, que pode ser à cobrar.

Os profissionais do Coletivo de Apoio e Escuta a Pessoas com Covid-19 (CAEPC) atendem às terças e quintas-feiras, das 8h às 18h.

 

Acompanhe outras notícias na página “Listas e Matérias” do Agenda Cidade Campinas.

ir para o topo

Enviar