Estação Cultura / Foto: Ferraresso

Centro e shoppings recebem fiscalização no primeiro dia da ‘Volta Responsável’

Operação aconteceu durante horário de funcionamento dos estabelecimentos

09/06/2020
Estabelecimento Responsavel Campinas
Foto: Carlos Bassan | Prefeitura de Campinas

Estabelecimentos comerciais no centro e shoppings receberam fiscalização no primeiro dia de reabertura na “Volta Responsável”. Equipes da Guarda Municipal de Campinas, Secretaria de Planejamento e Urbanismo, Vigilância Sanitária, Procon, Defesa Civil e Sanasa fizeram uma operação conjunta na segunda-feira (8 de junho).

As equipes foram a 335 estabelecimentos comerciais na região central da cidade e visitaram quatro shoppings centers (Iguatemi, Parque das Bandeiras, Parque D. Pedro e Campinas Shopping). O objetivo foi conscientizar a população e os comerciantes locais para o cumprimento das recomendações de higiene e distanciamento social. Além de, entre outras, exigir o uso de máscaras e disponibilizar álcool em gel para o combate ao novo coronavírus.

De acordo com o diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, a ação foi de orientação educativa. “Os donos dos estabelecimentos foram orientados a adotarem medidas para organizar as filas e a entrada dos clientes, mantendo o distanciamento social. Também foram distribuídos máscaras e álcool gel”, explicou.

Durante a operação, a Defesa Civil distribuiu 1,2 mil máscaras para a população e funcionários da Sanasa distribuíram 5 mil frascos de 60 ml de álcool em gel. Ainda de acordo com Sidnei Furtado, a maioria dos estabelecimentos visitados na região central possuía a Declaração de Estabelecimento Responsável.

Operação nas ruas

A operação começou às 12h e prosseguiu até às 16h, horário para o funcionamento do comércio de rua permitido por decreto municipal. Depois, os fiscais seguiram para os shoppings centers, que estão autorizados a funcionar das 16h às 20h. O balanço da operação dos shoppings será atualizada nesta terça-feira (9).

Participaram da operação cerca de cem pessoas dos diferentes órgãos. Eles de dividiram em oito equipes que percorreram a Avenida Francisco Glicério e a Rua 13 de Maio, uma área que concentra grande parte do comércio de rua da cidade e, depois, foram aos shoppings.

Na região central, a equipe da Guarda Municipal vistoriou 95 estabelecimentos; a equipe da Saúde, 95; a de fiscais do Urbanismo estiveram em 89, e o Procon em 56 lojas. A Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo entregou 31 intimações por problemas no alvará, como falta dele ou com data vencida. Esses estabelecimentos terão cinco dias para regularizar a situação.

 

Fonte: SECOM Campinas

ir para o topo

Enviar