Estação Cultura / Foto: Ferraresso

Campinas e Jaguariúna participam do Dia Mundial da Criatividade com programação online gratuita

Terceira edição do evento reúne shows, palestras e workshops

Cultura
22/04/2020
Foto: Ilustrativa | Pixabay

Dia 21 deste mês é o Dia Mundial da Criatividade e, para celebrar a data, 81 cidades em todo o Brasil preparam uma programação com diversas apresentações artísticas, palestras e workshops online e gratuitos. A terceira edição do evento World Creativity Day acontece nos dias 21 e 22 de abril em Campinas e Jaguariúna, que estão entre as cidades brasileiras que oferecerão atividades.

Ao todo são 44 atrações sobre inovação, arte, tecnologia, diversidade e impacto social ministrada por especialistas das duas cidades e mais de mil distribuída nos 15 países. Não há limites de vagas e as inscrições devem ser feitas para cada atividade que se deseja assistir. A programação completa e as inscrições podem ser feitas até o dia 22 de abril pelo link https://www.worldcreativityday.com/brazil/campinas/activities.

“Nesta terceira edição tivemos um grande desafio de adaptar todo o evento para acontecer online em pouco mais de um mês. Mesmo assim, conseguimos, ainda trazer Jaguaríuna para o mapa das cidades participantes e já estamos com 44 atividades nas duas cidades da RMC. Queremos democratizar e desmistificar a criatividade, encorajando as pessoas a utilizarem seu potencial criativo, buscando novas maneiras de lidar com antigas e novas questões, gerando recursos e soluções”, diz Ana Paula Cunha, líder local do evento.

Com apoio da Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo o evento tem entre os destaques, palestras como ‘Dos campos de terra pra Copa do Mundo’ com Paulo Silas do Prado, camisa 10 da seleção brasileira na Copa do Mundo de 1990 e ‘Primeira infância como política pública’ com Janete Valente, Doutora em Serviço Social pela PUC-SP e Líder Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância por Harvard. Além disso, Ricardo Amarante, idealizador da Ramarante, ensina “Como ser um gestor terapauta”.

O World Creativity Day (WCD) entrou para o calendário oficial da Organização das Nações Unidas (ONU) em 2017, com a intenção de apresentar a importância da inovação e desenvolvimento sustentável. No Brasil, começou a ser celebrado pelo paulistano Lucas Foster. Em 2014, o fundador da ProjectHub e idealizador do Prêmio Brasil Criativo, uma das principais referências em economia criativa do país, teve a ideia de comemorar a criatividade em um evento gratuito e que mostrasse a importância da inovação.

Neste ano, além de englobar 81 cidades brasileiras, o WCD também acontece em Portugal, Alemanha, Sérvia, República Dominicana, França, Índia, Itália, Japão, México, Holanda, Nigéria, África do Sul, Suécia e Emirados Árabes.  A intenção é atrair o público com palestras, mesas e oficinas, mostrando as várias vertentes da criatividade: arte, inovação, economia, tecnologia, educação, negócios, entre outros.

*Texto oferecido pela Vira Comunicação

ir para o topo

Enviar