Estação Cultura / Foto: Ferraresso

Apesar de decreto federal, academias permanecem fechadas em Campinas

Prefeitura segue medidas do governo do Estado de São Paulo

14/05/2020
Foto: Ilustrativa | Divulgação

Academias e estabelecimentos esportivos de Campinas permanecerão fechados por prevenção ao novo coronavírus (Covid-19). A informação foi dada na terça-feira (12) pelo secretário municipal de Esportes e Lazer, Dário Saadi, durante transmissão do prefeito Jonas Donizette pelas redes sociais.

Apesar do decreto do governo federal, que considerou essas atividades essenciais, a Prefeitura de Campinas vai obedecer o decreto do governo do Estado de São Paulo, que mantém suspenso o funcionamento dos estabelecimentos. A regra também vale para os salões de beleza.

“O que eu disse aos representantes do setor é que o prefeito Jonas Donizette e a Secretaria de Saúde estão muito sensíveis à reivindicação (de reabertura), mas que vamos obedecer o decreto do governo do Estado de São Paulo”, disse Saadi. Ele explicou que também tem feito reuniões constantes com representantes de academias, escolinhas de esportes e eventos esportivos para um plano de retomada das atividades.

O plano, segundo o secretário, obedecerá critérios rigorosos baseados tanto no Conselho Regional de Educação Física da 4ª Região quanto nas sugestões de representantes das academias de artes marciais, pilates, crossfit, escolinhas de futebol e musculação, por exemplo. “Quando o governo do Estado autorizar, vamos colocar em prática”, disse Saadi.

Corridas de rua

Além desse grupo que trata das questões desses estabelecimentos, uma outra linha de frente trabalha a retomada das corridas de rua. Isso porque Campinas é um dos principais polos de corridas de rua do Brasil.

Segundo Saadi, também está sendo elaborado um documento tomando como base as recomendações da Federação Paulista de Atletismo e demais órgãos para que as corridas de rua possam voltar a serem realizadas na cidade. “Quando for possível, em concordância com o decreto estadual e dentro da possibilidade da Secretaria Municipal de Saúde, já teremos medidas para a retomada das corridas de rua em Campinas”.

A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer também disponibiliza vários canais de comunicação para sugestões ou informações sobre plano de reabertura de academias, escolinhas e demais estabelecimentos esportivos, incluindo o e-mail iniciacaoesportes@gmail.com.

Já para sugestões ou informações sobre plano de retomada de corridas de rua, provas de ciclismo e eventos esportivos, entre em contato pelo e-mail eventos.dme@gmail.com.

Outro projeto é o “Em casa, em movimento”, com aulas e exercícios para quem está em isolamento. Para conferir o conteúdo, acesse os perfis da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL) no Facebook, Instagram e canal do Youtube.

Fonte: SECOM Campinas

ir para o topo

Enviar