05/09
2019

Cine Reflexão

Exibição de filme

Trecho do filme
Foto: Trecho do filme "Breaking the Waves
Este evento já aconteceu!

A primeira edição do Cine Reflexão promovida pelo Jequitibá Centro Cultural exibe o longa Breaking the Waves (1996), de Lars von Trier.

O filme nos mergulha no cotidiano gélido de uma comunidade protestante da Escócia, que exercita sua fé numa religiosidade dura, de matizes austeras e desencantadas, dominada por intérpretes masculinos. Essa ordem será, no entanto, perturbada por uma mulher.

A protagonista Bess desafiará os parâmetros de sua comunidade ao se entregar intensamente ao prazer erótico com o marido, e também através da doçura e da amizade terna que vive com Dodo.

Ela se rebela ainda contra os bastiões das certezas modernas que a dissuadem de crer na cura, dando espaço para o sentir onde a razão é mandatória tanto para igreja quanto para a comunidade médica, que sugere a ela a eutanásia do marido doente.

Bess achará espaço para crença no milagre e isso lhe custará muito caro.

A reflexão será orientada pelo olhar da socióloga Larissa Corilow, que estudou o filme durante o mestrado, com a dissertação “Encantamento e desencantamento do mundo no imaginário de Breaking the waves de Lars von Trier” (Unicamp – 2018). 

O Centro Cultural Jequitibá fica localizado na Av. Albino J. B. de Oliveira, 1501 – Barão Geraldo.

Os horários, preços e atrações podem ser alterados pelos organizadores sem prévio aviso.

Informar um problema nesta página

Há alguma informação incorreta ou incompleta nesta página?
Por favor, nos informe abaixo e faremos a correção o mais breve possível.

Página: Cine Reflexão